sábado, 16 de maio de 2009

Opinião: Quem disse que não existe oposição no Acre ?

Um dia desses, conversando com um conhecido, ouvi o seguinte comentário: “Não existe oposição no Acre”. A conversa passou, mas aquela frase ficou me incomodando. Acredito que, a existência da oposição é a expressão da democracia, pois esta implica divergências de opiniões. Então, fiquei me questionando, como pode haver democracia em um Estado que não possui oposição?

No Acre, difundiu-se o mito que, o eleitor só pode eleger aqueles que fazem parte do mesmo partido, ou coligação, que está governando. E, também criou-se o costume de denominar-se “aves de mau agouro” (expressão que, provavelmente será ouvida na campanha de 2010) as pessoas que não rezam na mesma cartilha do governo. Porém, é preciso ressaltar que a contribuição da oposição é crucial para o bom andamento da democracia.

Uma sociedade não pode ter apenas representantes que pensam uniformemente. Sendo assim, não haveria quem colocasse freios, caso esses representantes decidissem ir de encontro aos interesses coletivos. No regime democrático, não cabe o discurso da uniformidade de opiniões, pois ele só tem lugar nos regimes totalitários.

Se não fossem essas “aves de mau agouro”, quem defenderia os militares diante da fúria do governo pela manifestação (que aliás, foi justa) da categoria, no último dia 4? Quem denunciaria a falta de segurança em Cruzeiro do Sul e o descaso na Saúde Pública do Estado?

Discordo do comentário, que citei no inicio do texto, existe sim oposição no Acre. O que acontece é que, a voz dela não é ouvida. Isso porque, falta à atuação de uma imprensa independente, que faça, também, uma cobertura mais aprofundada daquilo que é contrário aos interesses do governo.

Na prática, existe um regime impregnado de vícios, que faz com que a democracia não aconteça de forma plena. E, as vozes dos discursos contrários ecoam somente até os vidros que envolvem o plenário.

No entanto, quem acompanha os debates parlamentares, tanto na Câmara dos Vereadores como na Assembléia Legislativa, observa que, a oposição tem levantando debates polêmicos e contribuído para a solução de problemas, que não seriam observados pela situação.

Leia também Deputados pedem afastamento de Secretário de Saúde e Governo ameaça cortar contrato de mídia e Tv5 prefere afastar Aquino

2 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo, concordo com você sobre a existência de uma oposição e sobre a imprensa, mais acho que a oposição deve buscar novas lideranças e atuar de forma mais incisiva. Deve buscar uma maior aproximação com a população.

    ResponderExcluir
  2. Também concordo com o comentário. E, acredito que as novas lideranças já estão sendo forjadas.

    O PT e a Frente Popular, logo que surgiram, absorveram uma elite intelectual, que acreditava e defendia, até a morte, os ideais propostos pelo Partido dos Trabalhadores, o que foi fundamental para que alcançassem o poder.

    Porém, ao verem esses ideais caírem por terra, muitos dos que se dedicaram a construir esse governo estão desiludidos com o que ele se tornou.

    Dessa forma, a oposição começa a ganhar adeptos cada vez mais críticos e, não tarda para o surgimento dessas novas lideranças.

    ResponderExcluir