terça-feira, 26 de maio de 2009

Empresas de ônibus e funcionários negociam reajustes salariais

Sérgio pessoa diz que reajuste de 13% aumetará o preço da tarifa (Foto: Diego Gurgel/Agazeta.net)

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Passageiros e Cargas do Acre (Sinttpac) e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Acre (Sindicol) se reuniram, na manhã dessa segunda-feira, para dar continuidade às negociações entre os trabalhadores e as empresas de transporte coletivos. A reunião foi realizada no Sest Senat.

Os motoristas e cobradores de ônibus haviam paralisado as atividades, no final de semana, para pressionar as empresas a negociar um reajuste salarial. A categoria pretende um reajuste de 13% na carteira de trabalho. No entanto, o Sindicol iniciou as negociações e a greve foi suspensa a partir de ontem.

O Sindicol fez uma proposta de reajuste de 3,5% aos motoristas e cobradores. E, a proposta feita ao Sinttpac será levada para apreciação da categoria que vai avaliar se aceita o reajuste ofertado pelas empresas.

O presidente do Sinttpac, Averaldo azevedo, adiantou que o reajuste é inferior ao solicitado pelos trabalhadores e a categoria não aceita essa proposta. Ele explica que, o reajuste pretendido pelos trabalhadores corresponde aos reajustes inflacionários, que se aproximam dos 9%. “Hoje à tarde, vai haver uma reunião com os trabalhadores e nós vamos discutir uma contraproposta, que será apresentada em uma reunião, amanhã, com o Sindicol.

O Gerente administrativo do Sindicol, Sérgio Pessoa, diz que o Sindicol vai aguardar a contraproposta do sindicato e, no entanto as empresas de transporte coletivo não podem atender o reajuste de 13 %, pretendido pela categoria. “O reajuste de 13% é inviável. A população não pode pagar esse preço. Com um reajuste nesse valor a passagem vai subir muito”, disse Pessoa.

Greve

Segundo Azevedo, há a possibilidade da greve dos ônibus continuar, caso não haja uma proposta que se aproxime das perdas salariais da categoria. “Se não houver uma proposta melhor, a categoria vai continuar a greve na quinta-feira”, falou o sindicalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário