domingo, 24 de maio de 2009

Jornal O Rio Branco faz matéria especial sobre o mercado de trabalho para jornalistas

Todos os anos as universidades têm formado dezenas de jornalistas, no entanto as perspectivas não parecem nada animadoras. O que tem levado tanta gente a estudar jornalismo e desistir do curso ao final?

Alcançar um lugar ao sol na seara dos jornalistas é uma meta, que a cada dia parece mais difícil de ser atingida pelos comunicadores recém-formados. O fato é que há um grande número de interessados na área, mas poucos chegam a concluir o curso, temendo o desemprego pela pequena quantidade de vagas. No final, a visão romancista dos iniciantes em jornalismo contrasta com a dura realidade encontrada nas redações.

Ao que parece, essa dificuldade em se conseguir um emprego na área do jornalismo é causada pela saturação nas empresas de comunicação. Isso fica evidenciado ao se constatar que a capital Rio Branco tem 4 jornais diários, 5 emissoras de TV e quase uma dúzia de rádios. Isso torna o mercado acirrado, e fica difícil não apenas conquistar assinantes e ouvintes, mas atrair publicidade e anunciantes. Como consequência do mercado incipiente, as redações precisam estar cada vez mais enxutas, para manter os lucros.

Tentando fugir desse paradigma, o jovem jornalista Ricardo Bessa, de 23 anos, sai todos os dias às ruas em busca de pautas interessantes na sociedade acreana. Bessa montou um blog (http://www.bessaricardo.blogspot.com) onde publica os mais diversos tipo de matérias e assim tenta estabelecer seu nome. "O mercado de trabalho está difícil para a grande maioria, seja ele de qualquer área, por isso não fico tão preocupado. Nós não podemos nos intimidar só porque tem poucas vagas sobrando", reflete Bessa. "Fazer jornalismo é gratificante, mas não tem nada de glamour como alguns pensam. É prazeroso quando alguém lê uma matéria e elogia seu trabalho, mas não é fácil ser jornalista”, diz Ricardo.

Leia a matéria completa no Jornal O Rio Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário