segunda-feira, 25 de maio de 2009

Major publica nota de esclarecimento e é obrigado a retirá-la do mural da PM

Foto: Assecom/Aleac
Major Marco Aurélio paladino ( à direita na foto) ao lado do Comandante Geral

O fato da agência de Notícias do Acre não revelar, em sua matéria sobre as promoções de três oficiais, o local em que o Capitão Atahualpa Batista trabalha, sendo que ele trabalha no Gabinete do Governador, levou-me a procurar o quartel da PM em busca de informações sobre as referidas promoções.

Sendo assim, bem cedo cheguei ao local. E, primeiramente procurei a Associação dos Militares do Acre (Ameac), para saber se a Associação tem alguma informação sobre a sequência de promoções e se o governo a está seguindo corretamente, para em seguida procurar o Comandante Geral que passaria a versão oficial sobre o assunto.

No entanto, a conversa na Ameac foi rápida. O presidente da Associação, não quis se pronunciar sobre o assunto. Porém, no quartel, presenciei uma cena inusitada, que passarei a relatar a partir de agora.

O major Marco Aurélio Paladino, Ajudante Geral da Polícia Militar, colou no mural da PM, hoje pela manhã, uma nota em que repudia o critério utilizado para a promoção dos oficiais, que acontece na tarde dessa segunda-feira. Dessa forma, me dirigi até a sala do major para verificar se ele falava sobre o assunto, no intuito de enriquecer a matéria.

A nota era a reprodução de uma matéria sobre a promoção dos oficiais publicada no site Notícias da Hora, e dos comentários postados pelo próprio major no referido site. Porém, a exposição dela foi logo informada ao comando da PM, que imediatamente tomou providências para retirá-la do mural.

O Major falava-me que, não poderia conceder a entrevista, devido a portaria do Comando Geral que proíbe que policiais concedam entrevista, quando o Sub Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Jeremias Ramalho, adentrou à sala. E, após toda a formalidade de praxe quando um oficial adentra em um recinto (os subordinados rapidamente se levantam e prestam continências ao oficial, fornecendo uma sensação confusa para quem assiste), o Coronel ordenou que Paladino retirasse a nota do mural.

O major Paladino, portanto, enviou um subordinado para retirar a nota, evitando assim passar por constrangimento maior diante da tropa, tendo que retirar a nota com as próprias mãos.

A seguir leia a nota postada pelo major Paladino no Site notícias da hora:

Esclarecimento a Sociedade Acriana

O presente comentário tem por finalidade esclarecer a sociedade acriana de maneira simplificada como são desencadeadas as promoções de Oficiais da Polícia Militar do Acre. Inicialmente gostaria de me apresentar. Sou o Major PM mais antigo da Corporação, Bacharel em Direito aprovado pela Ordem dos Advogados do Brasil (CESPE/UNB), Bacharel em Administração, Pós Graduado em Segurança Pública, dentre outros diversos cursos, inclusive nos Estados Unidos da América. Dentre as funções que desempenhei na Corporação, destaco as de Comandante da PMAC do Alto Acre, Corregedor Geral de Polícia, Comandante do Quartel do Comando Geral e Instrutor de Direito, Gerenciamento de Crises e Criminalística.

Todos os leitores podem estar se perguntando: - Com esse currículo como não foi promovido por merecimento? Pois bem, passemos então as explicações: as promoções da PMAC são iniciadas por um processo administrativo interno que é conduzido por uma Comissão de Promoção de Oficiais que é composta por Oficias do Alto Escalão da PM e que após análise do histórico funcional, pessoal e cultural do avaliado emite um conceito sintético e um valor numérico que estabelece uma classificação dos Oficiais PM avaliados. Encerrado este procedimento interno a lista dos Oficiais PM em ordem de classificação por merecimento real é encaminhada ao Exmo. Sr. Governador que ESCOLHE de acordo com sua vontade o Oficial a ser promovido.

Este Oficial PM para esclarecimento ao público, além de ser o mais antigo é o 1º colocado também no critério de merecimento, com conceito sintético “EXCELENTE”, conceito esse, superior a do Oficial PM que está sendo promovido. Portanto, a notícia divulgada não condiz com a realidade. Na verdade a promoção mencionada ao Posto de Tenente Coronel PM transcorreu pelo critério de ESCOLHA e não por merecimento, pois como explicitado anteriormente, este Oficial Superior PM é o verdadeiro merecedor da promoção noticiada pelos critérios objetivos da Comissão de Promoção de Oficiais PM.

Por fim, espero que a partir da divulgação deste comentário, possamos iniciar um foro de discussão junto à sociedade e quem sabe, augurar votos de que as próximas promoções transcorram pelo critério real de merecimento e não de ESCOLHA. - Afinal, queremos Oficiais PM promovidos pelo critério de escolha ou merecimento?

Atenciosamente;
Major PM Palladino
RG 129101884-4

Leia a matéria sobre a promoção dos oficiais e o comentário do major no Site Notícias da Hora

E, no site da Agência de Notícias do Acre Governador Binho Marques anuncia promoção de Policiais Militares

Nenhum comentário:

Postar um comentário