segunda-feira, 18 de maio de 2009

Opinião: É mais fácil ganhar na loteria

Caros leitores, não estou me sentindo bem. Estou ferido, no corpo e na alma. Portanto, esse texto é um relato da minha indignação. Pois, deve ser mais fácil ganhar na loteria do que fazer exames na rede pública de saúde do Acre.

Há aproximadamente três meses, estou tentando um tratamento no sistema público de saúde. Sendo assim, procurei a Fundação Hospitalar do Acre para agendar uma consulta com um médico, vale ressaltar que, uma semana antes tive que ir ao posto de saúde do bairro para receber um encaminhamento para a Fundação. E, após enfrentar a fila no posto de saúde, e na Fundação Hospitalar, consegui agendar a tal consulta para a semana seguinte.

Na outra semana, seguido de muito sacrifício, consegui me colocar diante do médico. Dessa forma, estava feliz pelo feito. Afinal, o médico estava ali e, finalmente minha saúde ficaria bem. O médico foi prestativo e solicitou alguns exames. Aí, começou o meu pesadelo.

Entrei em uma outra fila, dessa vez para marcar os exames. Após passar horas esperando, cheguei ao balcão de atendimento. E, pasmem, os exames foram marcados para dois meses depois.

Hoje, foi o grande dia. Acordei cedo, coloquei a melhor roupa, e fui fazer os exames. Saí cedo de casa, para não pegar fila. Mas, não teve jeito, já haviam mais de cem pessoas a minha frente e, tive que esperar algumas horas até ser atendido.

No entanto, quando finalmente chegou a minha vez de ser antendido, para minha surpresa fui avisado que, por falta de material, não seria possível realizar três tipos de exames, solicitados pelo médico. Dessa forma, eu teria que voltar em alguns dias para agendar, provavelmente para daqui a dois meses, os exames que estariam faltando. Seria melhor ter pego uma bofetada, a essa hora já teria passado a dor.

Esse é o retrato da saúde pública no Estado do Acre, e o meu caso não é isolado. Assim como eu, várias pessoas enfrentam as mesmas filas e recebem noticias como essa.

Estou decidido: vou passar a jogar na loteria e ficar em casa assistindo as propagandas governamentais. Talvez, viver de ilusão seja melhor.

2 comentários:

  1. Dá-lhe Bessorongo ! Bom texto !
    Tu tá no ramo certo ! E ah quanto ao Hospital, eu estava lá nesse dia... kkk E ficou faltando os mesmos exames ! Mas não achei lá muito sacrificante, poxa só tive que enfrentar duas filas, uma pra confirmar a realização do exame(Não entendo pra quê isso ?) e outra para finalmente realizar a coleta do sangue. Etaaaaaa saúde de primeiro mundo !

    ResponderExcluir
  2. Diego, você enfrentou duas filas naquele dia. E nos outros dias? E, como você vai voltar ao médico, se não está com todos os exames? Talvez, o retorno já não sirva mais, porque o meu já está vencido.Isso é sacrificante Diego. Pior, isso é crueldade com as pessoas que precisam da saúde pública. Abraços.

    ResponderExcluir