segunda-feira, 1 de junho de 2009

Sobrinho do vice-governador ocupa cargo indevidamente, denunciam agentes

Segundo denúncias de agentes penitenciários, Erisson Cameli Santiago, atual diretor do presídio de Cruzeiro do Sul, não possui os requisitos para ocupar o cargo de direção do estabelecimento prisional. Os agentes também denunciam que, ele se mantém no cargo por ser parente do atual Vice-governador César Messias e do Ex-governador Orleir Cameli.

No mês passado, três diretores acreanos, que ocupavam os cargos de forma irregular foram exonerados, após serem denunciados por agentes penitenciários. Na época, Erisson Cameli já era o diretor do presídio Manuel Néri.

A lei de execuções penais (LEP), em seu artigo 75, define que o ocupante de cargo de direção de estabelecimento prisional deve possuir o diploma de nível superior em uma das áreas como Direito, Psicologia, Ciências Sociais, Pedagogia ou Serviços Sociais. Dessa forma, quem não possui formação em nenhuma dessas áreas e mesmo assim ocupa o cargo, exerce a função irregularmente.

De acordo com um agente, que prefere manter o anonimato, Erisson Cameli não possui formação específica para ocupar o cargo de diretor, e estaria sendo beneficiado por ter parentesco com Orleir Cameli e César Messias. “Ele não possui requisitos legais para o cargo, e se confia por ser parente do ex-governador e do Vice-governador”, disse o Agente, que prefere não se identificar por temer retaliações.

Erisson Cameli é formado em Administração de empresas e é concursado para o cargo de administrador de empresas pelo Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN). Porém, só poderia ocupar o cargo de direção se possuísse formação em uma das cinco áreas especificadas pela LEP. No entanto, pelo que ele declara em sua página de relacionamento, no Orkut, ele é formado apenas em Administração e Sistema de Informação.

Veja a foto de sua página no Orkut


Fotos: Orkut

Leia também Ozânia Almeida deixa o comando do presídio Manoel Néri

Um comentário:

  1. Caro jornalista,é realmente uma pena ver que no Acre as leis não funcionam quando se trata do governo ou de seus apadrinhados.Espero verdadeiramente que suas matérias, venham à abrir os olhos e os ouvidos do povo acreano, que se tornou alienado, e que não pode ou se recusa a ver os desmandos dessa admininstração que se instalou em nosso estado.
    Parabéns pela sua coragem. Pois em meio a tudo isso, você ainda tem peito pra fazer um jornalismo de verdade, mesmo que isso possa lhe custar caro quando começar a ser um incomodo para os poderosos.

    ResponderExcluir