quinta-feira, 18 de junho de 2009

Galpão Modelo: aqui é o Texas

Juarez Dicesaris

Bred e Breno fazem show no Galpão; suas canções têm os ingredientes presentes no coração do caubói: paixão, amores perdidos, solidão e a volta por cima Mais uma festa está programada para o Galpão Modelo com motivos no Oeste americano, dia 20 de junho, a partir das 22 horas.

O espaço Galpão Modelo, localizado na estrada do Amapá, km 4 ,vai se tornando o lugar mais country ou, se quiser, sertanejo de Rio Branco. Um sítio de entretenimento, com ampla área e estacionamento, que acolhe visitantes notívagos e proporciona a sensação de voltar no tempo diante de um ambiente no molde das comemorações texanas.

O Texas faz divisa com o México, Novo México e, ao norte, com Oklahoma, a leste com Luisiana e o Arcansas. Desde 1845, é um Estado que se destaca na economia americana com a criação de gado e o cultivo do algodão. Apesar de suas terras desertas e arenosas, era possível ao vaqueiro texano ampliar seu rebanho bovino esparramando-o por onde quisesse. Por isso o Texas se tornou um lugar fértil para forasteiros das mais variáveis convicções morais: desde o ladrão de gado ao pistoleiro que matava por uma dose de uísque.

Na festança, no vilarejo Galpão Modelo, certamente, esse conjunto de fatores psicológicos - conscientes ou inconscientes - de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, os quais agem entre si e determinam a conduta de um indivíduo, como acontecia no velho Oeste, ficará mesmo só na fantasia, pois os organizadores do evento colocarão um xerife durão para tomar “de conta” e manter a ordem. Trata-se, nem mais nem menos, do famigerado xerife Bat Masterson.

Para se ter uma idéia, o primeiro tiroteio empreendido pelo xerife foi em 1876, quando ele defendeu uma garota de dois fanfarrões embriagados. Portanto, Bat Masterson estará vigilante como antes, e, ao que parece, quer conhecer a dupla sertaneja do interior paulista que faz muito sucesso na casa de shows Vila Country, em São Paulo Bred e Breno têm um repertório diversificado que passa pelo ritmo “vanerão”, romântico, arrasta-pé, e busca inspiração na música raiz. Bred cresceu ouvindo Tonico e Tinoco e as Irmãs Galvão, o que demonstra inequívoca vocação para o sertanejo. Esta inclinação pela cultura musical de base é percebida intensamente durante o show quando a dupla usa a viola e canta clássicos sertanejos como “Blusa Vermelha” e “O Telefone Mudo” do Trio parada Dura. Atualmente eles fazem sucesso no rádio com as músicas “Eu e a Coroa” e “Um Homem Também Chora”.

Com efeito, nessa noite de alegria em que os “bravos” se encontram, a comunicabilidade de Bred e Breno vai encurtar a distância produzida pela impossibilidade simbólica de representar o real com a própria realidade a ser vivenciada, que, depois, será descrita pela platéia com a intensidade de um show inesquecível.

Logo, Galpão Modelo: aqui é oTexas , dia 20 de junho, 22 horas, é o evento que reúne as condições ideais para a diversão, com cenário temático, gente bonita e animada - a maioria texana - , e pré-show com o grupo musical Adriano e Banda. É bom lembrar que o repertório musical do pré-show tem a influência pessoal do xerife Bat Masterson. Conforme a história, não é bom contrariá-lo.

Quanto a Bufallo Bill e Touro Sentado, esses já deixaram o vilarejo. O primeiro tomou um trem para Oklahoma; o segundo montou o seu tordilho e rumou para as montanhas do Novo México.

Ingressos antecipados estão à venda nas lojas Pejon, VLG e Trimania. Informação pelo telefone 8402-0305

Nenhum comentário:

Postar um comentário