quinta-feira, 30 de abril de 2009

Trabalhadores realizam ato público no dia do trabalho

Manoel Lima, presidente da Cut: "O dia do trabalho é um marco"

Se depender dos trabalhadores, o dia primeiro de maio não vai passar em branco. Nessa data, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Junto com a Força Sindical organiza um ato público, em frente ao palácio do governo. O evento ocorrerá a partir das oito e meia da manhã, e contará com representantes de todos os sindicatos. Os trabalhadores estarão fazendo uma espécie de reflexão sobre os direitos adquiridos, bem como sobre as reivindicações que ainda não foram alcançadas por eles.

Segundo Manoel Lima, presidente da CUT no Acre, o dia primeiro de maio, é um dia em que os trabalhadores reconhecem as conquistas e renovam as bandeiras de lutas ainda a serem vencidas. “Nesse dia lembramos com muita tristeza as derrotas dos trabalhadores e com alegria as conquistas, os direitos adquiridos como décimo terceiro salário, férias, aposentadoria, adicional noturno, entre outros. O dia do trabalho é um marco. É um diamante que ainda precisa ser lapidado”, diz Lima.

Questionado, se há motivos para comemoração no dia do trabalho o sindicalista diz que, ainda não há muito o que comemorar, pois ainda faltam muios direitos a serem conquistados pelos trabalhadores. “O que temos (de conquistas) significa que vale a pena continuar lutando”, conclui o sindicalista.

Defesa do emprego e da renda, redução da jornada de trabalho sem redução de salário, investimentos nas áreas sociais e valorização dos serviços e servidores, são algumas das conquistas desejadas pelos trabalhadores nesse dia primeiro de maio.

Origem da data

No dia primeiro de maio, comemora-se o dia do trabalhador em vários países do mundo. A data tem origem nas lutas dos trabalhadores pela redução da jornada de trabalho de dezesseis para oito horas diárias, em Chicago-EUA, em 1886. Na ocasião, houve uma greve geral e nos dias 3 e 4 seguintes, acontecerem uma serie de conflitos entre trabalhadores e policiais, ocasionando dezenas de mortes de ambos os grupos.

A partir de 1886 o dia 1º de maio foi instituído, pelos trabalhadores, como o dia das reivindicações, e após dezenas de mortes todos os anos, no 1ºde maio, é que os governos resolveram reduzir a jornada de trabalho. Sendo assim, esse dia passou a ser dedicado ao trabalhador em vários países.

2 comentários:

  1. Caro foca, acho que houve um erro nesta sua matéria. O ano no qual aconteceu a união dos trabalhadores na cidade de Chicago foi 1896 e não 1986, como está digitado.

    Saudações,

    ResponderExcluir
  2. Ok. Valeu Joeules. Realmente, a data estava errada, na realidade foi em 1886, o que já foi concertado.

    ResponderExcluir