terça-feira, 28 de abril de 2009

Proerd completa dez anos hoje


O programa de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), completa 10 anos no Acre. O Proerd é um programa de prevenção ao uso abusivo e indevido de drogas e a prática de violência, desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com as escolas públicas e privadas.

A tenente Eliana Maia, é a coordenadora do Proerd no Acre. Segundo ela o Proerd tem muito a comemorar. “Ao longo desses 10 anos, nós temos mais de 63 mil crianças formadas pelo Proerd, e nós também temos uma previsão de atender aos pais e aos alunos da sexta série, temos uma pesquisa desenvolvida por policias devidamente qualificados, que mostra uma diferença muito grande entre alunos que participaram do Proerd e os que não participaram, cerca de 40% dos alunos que não participaram do programa se envolvem com drogas” relatou a coordenadora.

Oziel Soares, acadêmico de letras e ex-aluno do Proerd, diz que o programa lhe ajudou muito, uma vez que ele morava em um bairro onde a presença de drogas era muito grande. “Eu morava no Taquari, e a realidade lá, é essa que o Proerd trata. Com certeza a educação, que recebi no Proerd, fez com que eu me livrasse dessas coisas (as drogas) e me acreditar que eu poderia alcançar alguma coisa, que eu poderia alcançar os sonhos que eu tinha” disse Soares.

Uma sessão solene estava prevista para acontecer hoje em homenagem aos 10 anos do Proerd, no entanto a sessão foi cancelada devido à visita dos presidentes, brasileiro e peruano, ao Acre. A sessão foi adiada para a próxima terça-feira.

Sobre o Proerd

O Proerd surgiu nos Estados Unidos em 1982, na cidade de Los Angeles. Ele chegou ao Brasil em 1992. Desenvolvido pela Polícia Militar do Acre desde de 1999, o programa conta com as parcerias da Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Justiça e Segurança Pública e Conselho Estadual de Entorpecentes. É destinado a crianças de 9 a 12 anos que estejam cursando a quarta série. Já formou mais de 63 mil crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário