sexta-feira, 24 de abril de 2009

Produtores rurais protestam contra medida que suspende as queimadas

Trabalhadores em dia de protestos

Os produtores rurais protestaram, hoje pela manhã, contra a medida proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE) que suspende as queimadas em todo o Acre. O protesto ocorreu durante ato público organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac). A Confederação dos Trabalhadores em agricultura do Acre (FETAC) também participou do protesto.

Segundo a presidente da Fetac, Sebastiana Miranda, os trabalhadores rurais serão afetados pela medida se ela permanecer da forma como está proposta. Ela defende que, os trabalhadores não são a favor da realização de queimadas, no entanto o governo deve apresentar outras soluções para que os produtores realizem o plantio, sem queimar. “Ninguém defende mais a preservação do meio ambiente do que os produtores rurais, afinal eles vivem disso, da terra”, falou Miranda.

De acordo, com a presidente da FETAC, essa medida só poderá ser implantada quando os produtores dispuserem dos meios necessários para realizar o plantio sem a necessidade de queimadas. Para ela, o Estado ainda não avançou na preservação do meio ambiente e, as políticas públicas para o campo precisam ser avaliadas

As lideranças dos sindicatos dos produtores rurais entregaram um documento ao MPE, em que expõem o posicionamento dos trabalhadores rurais e exigem soluções alternativas para evitar as queimadas.

Os produtores rurais também pedem do governo a aceleração do programa de ramais e a implementação da regularização fundiária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário