segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Médicos brasileiros no Haiti


Médico acreano Janilson Leite integra grupo que vai para o Haiti

Um grupo de nove médicos e médicas brasileiros embarca para o Haiti, nesta segunda-feira, 22, para prestar solidariedade às vítimas do devastador terremoto de 12 de janeiro.

A formação desse grupo de médicos é uma iniciativa da recém criada Associação Médica Nacional “Maíra Fachini” (AMN-MF), até agora a única entidade da categoria médica a enviar contingente de profissionais para atuar no Haiti, tanto para o trabalho de recuperação dos feridos no terremoto, como para atuar na atenção básica à saúde da população haitiana.

A AMN-MF atende, assim, ao chamado do Governo de Cuba, do Comandante Fidel Castro em particular, que conclamou à formação de um “Exército de Jalecos Brancos” em solidariedade ao Haiti, com base na mobilização de centenas de médicos formados pela Escola Latinoamericana de Medicina, sediada em Cuba.

O grupo de médicos brasileiros se somará à Brigada Henry Reeve, que já se encontra no Haiti com um contingente de trezentos médicos que, por sua vez, somam-se aos 600 médicos cubanos que estavam trabalhando solidariamente no país vizinho ao longo dos últimos seis anos.

Desde as primeiras semanas do terremoto, a AMN-MF também colocou à disposição do Governo Brasileiro, cinqüenta médicos e médicas brasileiros para se somarem à Missão do Brasil no Haiti. Esses profissionais, todos formados em Cuba, foram capacitados para o trabalho em situação de desastres, catástrofes naturais e guerra. Estamos aguardando um posicionamento do Governo Brasileiro.

A AMN-MF tem orgulho de integrar a missão cubana no Haiti, mas ficará mais orgulhosa ainda em integrar a missão do nosso próprio país ou, melhor ainda, de uma Brigada Binacional (ou plurinacional) Brasil-Cuba. Essa é a nossa expectativa!

Saudamos a decisão dos nossos nove médicos e médicas (abaixo relacionados) de abraçarem essa urgente e histórica tarefa de atuar na linha de frente do apoio e da solidariedade ao povo haitiano:

Dr. Janilson Lopes Leite (AC) – Coordenador Geral da AMN-MF

Dr. Cristian Anderson dos Santos (MA)

Dra. Fabiana Valerio (RN)

Dra. Sarah Zapico (MG)

Dra. Marina Corradi (MG)

Dr. Tony Gleuber Pereira (SE)

Dr. Pedro da Costa (SE)

Dr. Marcio Camargo (MS)

Dr. Adriano Oliveira (PR)


Brasília, 20 de fevereiro de 2010

Associação Médica Nacional “Maíra Fachini”


Leia também Médico acreano integra grupo que vai prestar ajuda humanitária no Haiti

Nenhum comentário:

Postar um comentário