quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Pizza e CPI da pedofilia

Por Francisco Costa

Um cheiro forte de pizza, com diferentes sabores ronda a Assembléia Legislativa do Acre. A CPI da Pedofilia é um fracasso completo, desde o inicio até agora a comissão que coordena os trabalhos tem demonstrado incapacidade total para conduzir as investigações.

No inicio os membros chegaram a entrar em conflito, disputando uma vaga na comissão, tudo já de olho na reeleição deles. O deputado estadual Mazinho Serafim (PSDB), antecipou que Luiz Tché (PMN), estava usando a Comissão para negociar favores pessoais com o governo.

As primeiras denúncias da advogada e ativista em direitos humanos, Joana D’arc, já foram praticamente descaracterizada, em virtude da inoperância da CPI, que não conseguiu até agora apurar e investigar nenhum dos denunciados por ela. Apenas requerimentos foram emitidos pedindo tímidas informações das pessoas denunciadas, enquanto isso provas são destruídas e testemunhas coagidas.

Para completar, os membros da Comissão esperavam que Joana, levasse em seu depoimento o sangue e o hímen rompido das vitimas, pelos acusados. Os deputados não têm mostrado interesse em trabalhar, investigar a fundo os pedófilos. A CPI não teve capacidade para requerer antecipado as provas e os depoimentos das testemunhas do caso Pianko que estão nas mãos do Ministério Público e da Policia Federal.

No inicio do ano, o assessor político Francisco Pianko que faz parte da equipe do governo de Binho Marques, foi denunciado por abuso sexual e atentado violento ao pudor contra índias menores de idade nas aldeias. Na época os deputados não demonstraram tanto interesse no caso, nem apoio ofereceram as testemunhas, e muito menos pediram afastamento do membro da equipe de Binho e seriedade na apuração do caso, ou seja, cruzaram os braços e ficaram vendo da janela o barco passar.

Seis meses depois a CPI reagem com susto, como se as acusações contra o Pianko fossem novidades. Bastou à índia Letícia Yawanawá reafirmar a sede de sexo do índio por menores de idade, que os deputados fizeram cena mostrando indignação e revolta.

Mas, o tom não era de preocupação com as vitimas, e sim, com a omissão da equipe de governo que tomou conhecimento do caso e nada fez. Procurando holofotes, os parlamentares deixaram de se preocupar com as vitimas e exploram o depoimento de Letícia politicamente. O líder de governo, ficou ofuscado, e nem apareceu em cena. O relator com sua imagem queimada desde o último depoimento ficou quietinho desta vez e não teve coragem de levantar a voz contra Letícia lhe chamando de “leviana”, ou, coisa parecida.

Uma bússola ou navegador GPS, precisa ser entregue com urgência para os deputados da Comissão. Os parlamentares não saem às ruas para ouvir o povo, preferem seus carros blindados, o ar condicionado e o luxo que lhes foi concedido pelo voto popular. Já correm nas esquinas da cidade boato de que os maiores pedófilos estão dentro da própria CPI, já se coloca em cheque as profissões de alguns parlamentares e até já é questionado o nível de conhecimento de alguns deputados.

Pior que isso, é que como a CPI e as instituições públicas responsáveis por proteger e prevenir as vitimas não conseguem desenvolver seu trabalho, a advogada Joana D’arc (que muitos ainda tentam descaracterizar), acumula pilhas de denúncias como se ela pudesse resolver tudo. Mas o povo não tem a quem confiar. Como a CPI da Pedofilia, ainda não ganhou credibilidade das instituições federais, Joana diz que não entregará nenhuma prova.

Enquanto todos estão pensando nas próximas oitivas e analisandos os últimos depoimentos, os agressores vão agindo livremente. E, a impunidade tem nomes.

2 comentários:

  1. Pra mim essa e a melhor análise até agora dessa fajuta cpi. Ela nem começou e já tá no fim, mas tudo é culpa dos deputados que não sabem o que fazer e ainda estão envolvidos nesse tipo de crime aí. De fato é isso mesmo que se comenta pelas ruas da cidade. Não conheço essa Joana, mas ela não me parece louca, doido são esses deputados que pensavam estão sem norte, sem proa, sem timão nesse
    barco. Eles deveriam entender que pedofilia tem aos montes na cidade, e ainda aquela india já tinha dito que ate nas aldeias tem gente grande querendo comer os pequenos. Gostaria de saber quem é esse rapaz que escreveu isso ai pois em concordo com isso e muito mais que ele disse. Aquela adivogada denunciou um monte de gente, e ninguém fez nada. Eu acho que tão perdendo tempo, essa tal de CPI que devia fazer o trabalho do tribunal de justica e dos juizados por exemplo nao conseguiu ate agora prender um desses doentes por criança. Esses deputados só conseguiram até agora aparecer na capa dos jornais e nada mais que isso. Mas o deles tá guardado. As vezes tenho ódio de morar num estado que distribui impunidade, corrupção e imcopetencia das instituicoes publicas pra todo lado.

    MARCELO DIONISIO LIMA DE SOUZA, MORADOR DO NOVO VIADUTO NA CADEIA VELHA EM RIO BRANCO. AUTONOMO, CIDADAO E DONO DO MEU NARIZ.

    MEU EMAIL: mmdionisio@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  2. Alguém tinha dúvida que vai acabar em pizza, veja como eles desqualificaram o depoimento da advogada, fizeram foi critica-la simplesmente por ela denunciar gente grande, se fosse pessoas humildes denunciadas, aí sim tinham dado apoio pra ela e aprofundado mais as investigações, esse é o Acre que vivemos hoje, hipocrisia pura.

    ResponderExcluir