sábado, 11 de julho de 2009

Decisão judicial garantiu tratamento de recém-nascido

O pequeno Pietro Ricardo nasceu com uma doença grave chamada Transposição das grandes Artérias, uma complicação cardíaca que leva a morte, caso não haja intervenção cirúrgica.

No entanto, a cirurgia não é feita aqui no Acre, e os pais da criança esbarraram na burocrácia para conseguir realizar o deslocamento do filho para um centro especializado. E, Pietro precisava ser levado com urgência, pois já se encontrava bastante debilitado pela doença.

Sendo assim, os pais de Pietro entraram com uma Ação Civil Pública no Ministério Público Estadual (MPE), e conseguiram uma decisão da justiça que obrigou o Estado a realizar o deslocamento da criança, em uma UTI aérea, para realizar a cirurgia no Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras-RJ.

Pietro obteve sucesso na cirurgia, mesmo contra um diagnóstico contrário. E, com apenas um mês de nascido conseguiu, com a ajuda dos pais, vencer uma doença grave e toda a burocracia do Estado, mantendo-se vivo.

Hoje ele está com três meses de idade, e recupera-se bem da cirurgia. Os pais estão aliviados com o fim do drama, que a família passou desde o descobrimento da doença.

Transposição das grandes artérias - A doença, apresentada por Pietro, é uma complicação cardíaca congênita, na qual a posição dos dois maiores vasos, a aorta e a artéria pulmonar, que transportam o sangue do coração, se encontram invertidas. Dessa forma, há uma quantidade insuficiente de sangue oxigenado sendo bombeado para o corpo. E, a criança precisa realizar a cirurgia antes de completar trinta dias de nascida.

O exame realizado para detectar a doença é o Eco-cardiograma. Porém, a doença também pode ser detectada com a criança ainda em gestação, através do exame Eco Fetal.

Leia a matéria completa no Site O Acre Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário