quarta-feira, 8 de julho de 2009

Opinião: Jorge Viana será candidato a governador

Edinei Muniz*

A pouco mais de um ano da sucessão estadual, a Frente Popular do Acre ainda precisa resolver o seu maior problema, desde que surgiu. Oproblema é como contemplar na chapa majoritária todas as maiores estrelas do PT: Jorge, Tião, Marina e Binho. Só existem três vagas,uma para o governo e duas para o senado.
Três cenários são possíveis.

Primeiro cenário: reeleição de Binho
É um arranjo pouco provável. Em que pese o bom governo e o forte apelo pela reeleição vindo dos setores tradicionais do PT, Binho,dificilmente encontrará forças, pois tal projeto, se existente,implicaria inevitável rompimento com os Vianas. Por outro lado, é também pouco provável que se confirme a tese, mal avaliada, de que ogovernador não quer ser candidato a nada. Seu governo, muito bem avaliado, não carrega grandes máculas, deste modo, ir para o senado é um caminho natural, pela lógica.

Segundo cenário: Tião Viana ao governo
Tal montagem foi desenhada antes da eleição de Binho, mas, desde o nascedouro, carrega um obstáculo fortíssimo contra si. É que se Tião Viana for candidato a governador, uma das vagas ao senado será disputada pelo irmão, Jorge Viana. Assim, restaria apenas uma vaga na chapa, a ser preenchida por Marina ou Binho, um dos dois ficaria de fora.

Terceiro cenário: Jorge Viana ao governo
Esse é o cenário mais provável. Suas razões são bem óbvias, já que contempla a todos. A chapa sairia com Jorge para governo e com Marinae Binho para o senado. Tião, reeleito em 2006, continuaria senador por mais 4 anos, já que seu mandato é de oito. Esse é o quadro. Qualquer outro, será motivo de fortes divisões, e qualquer erro, fatal.

Edinei Muniz é professor e advogado

Um comentário: