quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Diagnostico do IAPEN/AC

Por Adriano Marques de Almeida *

Instituto de Administração Penitenciária do Acre - IAPEN/AC, entidade autárquica, não militar, organizada hierarquicamente (agepens, chefes de equipe, coordenadores, direção) único órgão de segurança pública estadual não subordinado a segurança pública!

Ainda não existe plano de carreira para os agentes penitenciários, nem capacitação contínua.

O instituto é dirigido em sua maioria por pessoas alheias as rotinas penitenciárias. Foram essas pessoas que implantaram a escala 12x36 que seria o melhor modelo para a segurança, saúde e higiene dos agentes penitenciários e que teimam até hoje, em reconhecer o erro.

Ao contrario dos presos os agentes penitenciários não tem facilidades de terem suas reinvidicações atendidas!

A necessidade de boas condições é indispensável para contar com um quadro de servidores bem motivados e comprometidos com o serviço (porte de arma nos termos da lei federal 10.826/03, algemas, coletes, cassetetes, escudos, armas não letais e fardamento adequado).

O trabalho penitenciário é um dos serviços mais complexos, isso deve ser reconhecido através de remuneração digna paga aos servidores (adicional de titulação, adicional noturno, etapa alimentação e 14º em forma de abono).

Adriano Marques é Presidente do Sindicado dos Agentes Peninteciarios do Acre -SINDAP/AC

5 comentários:

  1. em gostaria de saber se vao chamar mais agente pq eu estou na espera na regional 3 ja que aki tem nessecidade de novos agente.

    ResponderExcluir
  2. Maycon,

    Não sei se serão convocados novos agentes, mas estive conversando com o Adriano e ele disse que essa será a principal luta do sindicato a partir de agora.

    ResponderExcluir
  3. e agora o governo vai chamra mais 420 novos agente e o ise vai chamra tambem..

    ResponderExcluir
  4. meu amigo adriano aki na regiao 3 so tem 44 clasificados .sendo que no penitenciaria de taruca tem 12 provisorios ,e masi 16 estao em feijo na unidade 5 com todos eses desfalque . eo ise vai abrir uma unidade em feijo vai ser inagurada em setembro desse ano qual a possibilidade de chamra todos eses 44 adriano... essa unidade do ise tem capaciadade pra 60 dormitorio..... os classificados da regiao estamos acreditando em vossa ajuda .obrigado...em nome de todoso s classificados.

    ResponderExcluir
  5. maicon aqui na regiãoIV, tem previsão pra chamarem alguem até o fim do ano?

    ResponderExcluir