terça-feira, 17 de novembro de 2009

Brasil possui um problema grave de corrupção, diz pesquisa


O Brasil ocupa a 75ª melhor posição num ranking sobre percepção de corrupção divulgado nesta terça-feira (17) pela organização não-governamental Transparência Internacional. A lista, de 180 países, traz em 1º lugar a Nova Zelândia, país considerado menos corrupto.

O estudo sobre a percepção de corrupção dos países deu nota 3,7 ao Brasil, o que indica um problema grave de corrupção, segundo a entidade. As notas atribuídas pela Transparência vão de 0 (países vistos como muito corruptos) a 10 (considerados pouco corruptos), com base análises de especialistas e líderes empresariais de pelo menos dez instituições, entre elas Banco Mundial, Economist Intelligence Unit e Fórum Econômico Mundial.

Em relação ao estudo divulgado pela transparência Internacional no ano passado , o Brasil subiu cinco posições no ranking. Em 2008, o Brasil teve nota 3,5, segundo a ONG.

Entre os países das Américas, o Brasil ficou com 12ª posição, ao lado de Peru, Colômbia e Suriname. O Canadá é o país com menor percepção de corrupção na região, ao mesmo tempo que o Haiti, país mais pobre das Américas, é o pior colocado no ranking regional.

"Entre os nove países que não conseguiram superar a nota 5 [na região] estão Brasil, Peru, Colômbia e México, economias importantes na região que deveriam se tornar fortalezas anticorrupção, mas têm sido atingidos por escândalos envolvendo impunidade, propinas, corrupção política", afirma o relatório regional para as Américas da ONG.

No ranking geral, a Nova Zelândia (com nota 9,4) é vista como país menos corrupto, e a Somália (nota 1,1) é a nação com maior percepção de corrupção, de acordo com a Transparência.

Fonte: G1

Um comentário:

  1. CONVITE PARA BIN LADEM:

    VENHA!!!!
    Venha para o Brasil, peça asilo político ao Lula e aos comunistas do PT, aqui você receberá toda a cobertura e apoio de um governo que adora proteger Terroristas, Assassinos, ditadores e Corruptos.
    Peça asilo político ao governo Lula, que você será bem recebido de Braços aberto e terá por parte do governo Lula, toda sua defesa e proteção por conta do PT.
    Garantimos emprenho pessoal do Ministro da Justiça do governo Lula para defende-lo.
    Venha!!!!!!

    Governo Lula, o governo que adora proteger Bandidos, Corruptos, Comunistas, Ditadores e Terroristas.
    Se você é Terrorista, Assassino, Corrupto e Ditador, no Governo Lula você será bem recebido.
    + atenção, esta proteção se resume para pessoas de esquerda, comunistas, ditadores, terroristas e corruptos.
    Se você não se encaixa neste quadro, não será bem vindo.
    Kkkkkkkkkkkkkkkk
    Lula estar se queimando de graça !!!
    Digas com quem andas que ti direi quem tu es : Amigo de Irã, Cuba, Venezuela e Córea do Norte.
    Esses são os amigos de Lula e dos comunistas do PT !

    Fui…..
    Nikacio Lemos
    23 anos universitário

    ResponderExcluir